Viva o Agora

Grande parte das pessoas que se consideram ansiosas sentem esse famoso “aperto” no peito.

A Ansiedade é quando a mente vai muito além do que o corpo pode alcançar. E os resultados dela são exatamente a exaustão do corpo nessa eterna busca de tentar acompanhar essa agitação mental. Costumo dizer que a pessoa ansiosa vive correndo literalmente uma maratona, dia e noite, sem parar. O corpo se esgota e a mente fica confusa.

 

Os sintomas físicos da Ansiedade mais apresentados são: mãos e pés suando, pressão ou sensação de aperto no peito, fadiga e coração acelerado, exatamente como em uma maratona. Então, trabalhar o físico, incluindo exercícios de respiração consciente, vai com certeza ajudar muito, mas é na mente que está o grande segredo para reestabelecer o equilíbrio.

 

É preciso chegar ao cerne, o que chamo de “start”, o momento da nossa história em que a mente decidiu que precisava se preocupar, se ocupar de um perigo futuro e precisou dessa agitação. Ou seja, em que situação vivida a sua mente registrou que é assim que se deve funcionar: preocupada, angustiada e com toda agitação mental.

 

É assim que a Terapia Emocional trabalha com a Ansiedade: encontrando e resignificando esse momento inicial, trazendo a reprogramação e (re)educando a mente para trabalhar de forma mais tranquila. Por isso, se você vive nessa agonia e sente esse aperto no peito, comece a dar prioridade as suas questões emocionais. E para sentir esse alívio mental preste atenção nesses 3 passos simples:

 

1. Questione seus pensamentos com racionalidade

 

Se pergunte: O que de fato está me incomodando? Posso fazer algo a respeito disso? Essa preocupação ou incomodo tem realmente razão de ser? O que é exagero nessa situação?

A intenção aqui é identificar o que é real e o que é excesso nas preocupações e incômodos do dia a dia.

 

2. Force sua mente a ter mais confiança em si mesmo.

 

Anote três momentos em que você se sentiu totalmente confiante, feliz ou realizado, e deixe em local de fácil visualização, assim, sua mente vai “lembrar” que sim, você já passou e já resolveu situações preocupantes e que também será capaz de resolver as situações vindouras.

 

3. Use a influência do corpo para acalmar a mente

 

Aqui vale a meditação e técnicas de relaxamento, mas eu gosto de indicar a respiração de 3 tempos:

Inspire fazendo 3 pausas e enchendo o peito de ar, depois prenda a respiração contando até 3 e, por último, solte o ar fracionando em três partes. 

Repita esse exercício 3 vezes, ao final dê comando mental para direcionar sua atenção a atividade que estiver realizando (veja o vídeo que explico essa técnica de respiração).

 

Sentir-se ansioso é algo normal, porém o excesso de ansiedade como explicado pode destruir sua vida. Não tenha receio de receber ajuda profissional se sua vida está assim. Clique aqui, agende sua sessão que eu vou te ajudar a superar tudo isso.

Deixe um comentário

Carrinho de compras